Sonhos x Realidade

01 abril 2015

Todos nós sonhamos com muitas coisas na vida. Almejamos ter muitas coisas. Fazemos muitos planos para a nossa vida, falamos do futuro como se tudo fosse fácil. Entretanto, quando nos damos conta, tudo isso não passa de um grande sonho. E aí vem a questão: "como conseguir?". Se deparar com a realidade não é nada fácil.
Quando entramos na pré-adolescência, criamos tantas ilusões com o futuro, sonhamos em fazer tantas coisas. Mas, com o tempo percebemos que certas coisas não valem a pena, e outras, são difíceis. Essa fase é repleta de rebeldias por querer experimentar coisas novas, que muitas vezes, são erradas, mas no momento você não se dá conta. E depois percebe que era bobagem. 
Acho tão lindo quando um adulto pergunta a uma criança: "o que você quer ser quando crescer?" e a criança tão inocente responde: "quero ser médica". Quando somos crianças tudo parece tão simples. Acreditamos que podemos fazer tudo o que quisermos, e por esse motivo, desejamos crescer depressa. Quando os anos se passam e deparamos com a realidade percebemos que nada é tão simples assim. Os estudos começam a ficar cada vez mais puxados, você começa a trabalhar, e já não tem mais tempo para fazer outras coisas. Passa a madrugada inteira estudando para aquela prova de matemática. Acorda cedo, estuda, trabalha, estuda de novo, e dorme tarde. A rotina se torna cansativa e desgastante. 
Então chega o famoso último ano de colégio, o tão esperado terceiro ano do ensino médio. E tudo piora. Você acaba não tendo tempo suficiente para estudar. E o vestibular e o famoso ENEM estão chegando. Aí você se desespera e pensa: "Meu Deus, o que vai acontecer se eu não passar em uma faculdade? O que vai ser da minha vida? O que os outros vão pensar? E se meus amigos passarem e eu não?" E cada dia que passa você vai se desesperando mais e mais. Aí você passa noites em claro estudando, chega o outro dia, e você tá com uma terrível dor de cabeça e com olheiras. Todos perguntam se você está doente e você diz que não, que é só cansaço. Então você percebe que não é fácil conseguir aquilo que se quer, e que para conseguir é preciso muito esforço e dedicação. 
Finalmente chega o dia do vestibular e você não se aguenta de tanto nervosismo. Não consegue se concentrar, pois o medo fala mais alto. 
Você sonha em fazer um intercambio em outro país, e todos te dizem que é loucura, que você não vai conseguir. Então, você acaba desistindo, resolve "colocar os pés no chão" e dá adeus para seu sonho. Quantas vezes você fechou a porta na cara de seus sonhos por medo e insegurança? Realizar não é fácil, mas você nunca vai conseguir se não tentar. 
Vida de adulto não é aquela maravilha que você pensou quando tinha 5 anos de idade. Sua vida vira uma correria, e o tempo passa tão depressa, que quando você nem imagina está com 30 anos. E tudo aquilo que você deixou pra depois, acaba ficando um pouco tarde para tentar. 
Você percebe com a vida adulta que aquele amor intenso que passa nas telenovelas não passam de ficção. Que na realidade mesmo, não tem príncipe encantado, não tem cara rico que se apaixona pela pobretona boazinha, não tem felizes para sempre. E claro, você percebe que para conseguir ter um amor e formar uma família, é preciso tomar muito cuidado, e fazer o outro muito feliz. Pois, hoje em dia está muito difícil fazer com que um relacionamento dure. O final feliz, virou coisa de meses ou até mesmo dias. 
Portanto, você deixa para viver tudo aquilo que você deseja quando você deita a cabeça no travesseiro e sonha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário